A inadimplência é um fator complicado e afeta os mais variados segmentos, inclusive os sindicatos. Você sabe que, se as arrecadações não forem pagas à sua entidade, fica impossível honrar com todas as suas despesas e esse problema pode virar uma bola de neve. Diante do atual cenário econômico, a situação no Brasil não deve melhorar no curto prazo. Uma pesquisa feita pela Agência Fitch aponta que a inadimplência no país deve crescer até 2017, quando deve atingir 4,8%. Para você ter uma ideia, em 2015 o número era de 3,4% e nesse ano deve fechar em 4,2%. Para evitar que o seu sindicato seja afetado, a melhor opção é apostar em medidas que possam diminuir a inadimplência entre os seus associados, e vamos ajudá-lo com as dicas a seguir.

Propaganda é a alma do negócio:

Sabe todas essas frases clichês sobre a importância de divulgar seu trabalho? Elas são verdadeiras! Se o que não é visto não é lembrado, imagine então se é pago! Divulgação deve ser assunto sério no seu sindicato para agregar novos associados e também para que os atuais sempre lembrem e valorizem a sua entidade.

Divulgue seus benefícios:

Seus benefícios são conhecidos por todos os associados? Deveriam! A divulgação dos benefícios através do site, e-mail e redes sociais da entidade é uma ótima forma de fidelizar e atrair novos associados. Acessoria jurídica, convênios médicos, colônias de férias e outros benefícios agregam valor ao seu sindicato.

Defenda os interesses dos sindicalizados:

Não é só de convênios e sedes sociais que são feitos os sindicatos. O seu papel político, de representação, é muito importante. Sempre mostre aos seus sindicalizados como a entidade está agindo para defender os interesses da categoria.

Seja transparente:

Ressaltar que seu sindicato é confiável é outro ponto importante para diminuir a inadimplência, já que os associados poderão constatar como o dinheiro das contribuições é utilizado e como isso pode se converter em vantagens para eles. Invista na prestação de contas constante e esteja disposto a atender quem tiver qualquer tipo de dúvida, crítica ou sugestão.

Faça bom uso da tecnologia:

A tecnologia pode ser uma grande aliada para você destacar todos os pontos que acabamos de comentar. Utilize um sistema de gestão para controlar os cadastros e gerenciar as finanças. Também tire proveito de e-mails e redes sociais, crie um blog, enfim, aproveite a tecnologia para se mostrar aos seus contribuintes.

Se relacione com seus associados:

Criar um relacionamento é muito importante para fidelizar seus associados. Mantenha seus cadastros sempre atualizados e utilize os recursos que acabamos de falar para se aproximar de seus contribuintes.

Gostou das dicas? Você pode ler outros posts neste site. Aproveite para deixar sua opinião aqui nos comentários. Como você faz no seu sindicato para diminuir a inadimplência? Conte pra gente!

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.