É inegável a importância das eleições em um sindicato. Além de trazer mais legitimidade à entidade, elas definem os nomes que irão representar a classe pelos próximos anos. Por isso, é preciso que o processo da eleição seja muito bem planejado e transparente, para garantir um maior envolvimento dos associados e o melhor resultado para todos, durante e após o processo. Separamos abaixo alguns tópicos que os gestores precisam ficar atentos ao realizar a próxima eleição da entidade, e que tornarão todo o processo mais simples para se realizar. Confira:

Um olho na instituição e o outro no estatuto:

Primeiramente, é preciso ter total domínio sobre o que a constituição diz sobre as eleições sindicais. O Decreto nº 5452 de 01/05/1943, que instituiu a CLT, tem o Título V dedicado à Organização Sindical, com diversos trechos que devem ser atendidos durante as eleições. Na Seção IV do primeiro capítulo são definidos quem deve votar e quem pode se candidatar, por exemplo, e a Seção anterior, de número III, declara que as eleições devem ser feitas pessoalmente no próprio sindicato. O estatuto da entidade é outro documento de grande auxílio nesse momento. Nele estão informações mais específicas sobre a organização e gestão do sindicato, como definir qual a parcela da diretoria que será renovada, detalhes sobre atas e outras.

Escolha as datas cuidadosamente:

Para que o resultado da eleição seja válido, é preciso que ao menos ⅔ dos associados compareçam para marcar o seu voto. Caso esse número não seja alcançado, uma nova votação é convocada 15 dias depois e deve ter metade dos associados, e se não for atingido, um terceiro evento acontece, precisando bater a marca de 40%. Para evitar que a eleição se prolongue e os envolvidos percam o interesse por ela, além de ter que se locomover várias vezes sem motivo ao local, sempre decida por uma data que minimize as ausências, e escolha lugares de fácil acesso.

Seja transparente:

Se esse processo todo já é complicado para a entidade, imagina para os associados! É preciso que o sindicato deixe todos muito bem informados sobre os acontecimentos internos, e o site é uma grande ferramenta para isso. Por ele, é possível publicar atualizações sobre as eleições, propostas e entrevistas com os candidatos, data e local de votação e mais. Outra ferramenta que auxilia a expandir as comunicações da entidade são os email marketing. Hoje, grande parte dos trabalhadores usam email diariamente para se comunicar, e levar a informação diretamente a ele é um método mais eficaz do que esperá-lo buscar por ela. A Micromust já possui um serviço de desenvolvimento de email marketing, disponível em nosso site.

Após o fim da eleição, o sindicato deve divulgar seus resultados dentro de 72h, para que os eleitos tomem posse após o último dia da gestão atual. Passar a tocha de uma gestão para outra pode ser complicado, mas ter as informações armazenadas em um sistema de gestão sindical descomplicam essa tarefa! Você já conhece o que as soluções da Micromust podem fazer para a sua entidade?

 

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.